Centro Cultural Casarão dos Azulejos Azuis
Salvador – 2018
O Casarão dos Azulejos Azuis é uma das edificações mais icônicas de Salvador. Esta é uma construção que tem e que conta história. Nela, viveu Visconde de Cairú, figura importante para o desenvolvimento econômico de todo país, por conta de sua ligação com a Família Real.
O Casarão, que foi construído no início do século XIX, foi tombado em 1969 por conta de seu valor histórico, sendo considerado um dos mais significativos sobrados azulejados desta época e um dos poucos a ter sobrevivido às reformas urbanísticas e transformações da região da Cidade Baixa. É considerado “o mais belo prédio azulejado da Bahia.” (KNOFF,1986) e encontra-se em avançado estado de deterioração devido a ação do tempo e da falta de manutenção e cuidado com o Patrimônio a ser preservado.
Este projeto foi desenvolvido como Trabalho Final de Graduação da arquiteta, orientada por Maria Clara Amado e foi selecionado para compor a “Expo Midiateca FAU/UFRJ – Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, evento preparatório do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, somando-se à programação da RIO 2020 – Capital Mundial da Arquitetura UNESCO.