Centro Cultural Casarão dos Azulejos Azuis
Salvador – 2018

O Casarão dos Azulejos Azuis é uma das edificações mais icônicas de Salvador. Esta é uma construção que tem e que conta história. Nela, viveu Visconde de Cairú, figura importante para o desenvolvimento econômico de todo país, por conta de sua ligação com a Família Real.
O Casarão, que foi construído no início do século XIX, foi tombado em 1969 por conta de seu valor histórico, sendo considerado um dos mais significativos sobrados azulejados desta época e um dos poucos a ter sobrevivido às reformas urbanísticas e transformações da região da Cidade Baixa. É considerado “o mais belo prédio azulejado da Bahia.” (KNOFF,1986) e encontra-se em avançado estado de deterioração devido a ação do tempo e da falta de manutenção e cuidado com o Patrimônio a ser preservado.
Este projeto foi desenvolvido como Trabalho Final de Graduação da arquiteta, orientada por Maria Clara Amado e foi selecionado para compor a “Expo Midiateca FAU/UFRJ – Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, evento preparatório do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, somando-se à programação da RIO 2020 – Capital Mundial da Arquitetura UNESCO.

Proposta de restauro da fachada azulejada da Praça Cairu
Localização
Corte longitudinal
Corte transversal
Proposta de restauro da fachada azulejada da Rua Portugal
Centro Cultural
azulejo que compõe o “tapete” das fachadas da Praça Cairu e Rua Portugal
azulejo que compõe a “cercadura” do “tapete” das fachadas da Praça Cairu e Rua Portugal
Mapeamento de danos da fachada azulejada da Praça Cairu
Mapeamento de danos da fachada azulejada da Rua Portugal